O CPTG Meu Pago Sul

O Centro de Preservação da Cultura Gaúcha Meu Pago Sul, consiste em uma Entidade que trabalha na divulgação e preservação da verdadeira cultura gaúcha, atravéz da internet, promoção de eventos, e materias publicadas em jornais e revistas. De forma alguma admitimos a adição de modismos e costumes "alienigenas" a tradição gaúcha. E também elaboramos trabalhos de pesquisas históricas da nossa cultura, em busca da verdadeira raiz do tradicionalismo gaúcho.

Sempre tendo como lema:
"Evolução Sim, Modismos Jamais!"

Nossa História

O Meu Pago Sul, teve ínicio no dia 25 de agosto de 2001, como site muito simples, que foi criado por Ildemar Effting, o motivo, um passa tempo, motivado pelo gosto as tradições gaúchas. O endereço inicial foi www.meupagosul.cjb.net.

O nome "Meu Pago Sul" vem de uma música do grupo Garotos de Ouro, e significa "Minha Terra é o Sul" (esta é a nossa interpretação, baseado no significado da palavra PAGO).

Em abril de 2003, efetuamos o registro de dominio, assim sendo assumimos o endereço www.meupagosul.com.br. Iniciamos com apenas uma pessoa trabalhando e hoje são diversos integrantes espalhados pelo sul. Em 2006 surge a MPS Soluções em Internet, desenvolvimento e hospedagem própria para o site, trazendo mais velociadade entre outras melhorias.

Agosto de 2006, entra no ar o Programa Meu Pago Sul pela Alternativa FM 87,9, Radio Comunitária de Jaraguá do Sul, com duração de três horas, das 8:00 às 11:00hs nos domingos.

5 de novembro de 2006, o dia de grande tristesa para toda a equipe do projeto, pois nosso amigo Carlos Alquini, nos deixa e vai para junto do Patrão Celestial, ele que foi um dos fundados desta ideia, a sua falta será sem tamanho, e fica um ferimento que nunca mais vai cicatrizar.

Janeiro de 2007, somos homenageados pelo CTG Casa de Pedra, que entregou uma medalha, que simbolizava o agradecimento pela participação e colocaboração nos anos de 2006/2007.

Março de 2007, graças a ideia e o oferecimento de um chapéu lagomarsino, pelo nosso amigo Deomar, e mais a parceria dos CTGs Peão Farrapo, Laço Jaraguaense e Velha Querencia, com cada um deles fornecendo mais um premio, promovemos uma rifa que resultou na aquisição de equipamento fotografico de ultima geração, subistituindo o que nos foi furtado em 2006.

Setembro de 2007, é dado inicio ao processo de fundação da entidade, oficializando desta forma o Meu Pago Sul, recebendo ele em 20 de Setembro a denominação oficial de CENTRO DE PRESERVAÇÃO DA TRADIÇÃO GAÚCHA MEU PAGO SUL, denominação esta aprovada pelos nossos integrantes, desta forma nos tornamos o primeiro site a se transforma em entidade cultural, funcionando ao nivel de um CTG, com alguns diferenciais na area de divulgação,...

Em Novembro de 2007 uma parceria com a Radio Tertulia.com nos permite transmitir sua programação como som ambiente para quem navega em nosso site, trazendo assim mais um diferencial.

Em 2008 ano de estabilização para o CPTG visitando diversos CTGs durante o ano, somente no final de 2008 damos por encerradas as transmissões do programa Meu Pago Sul pela Radio Alternativa FM, por questões profissionais dos comunicadores Ildemar e Aguinaldo.

Ano de 2009 inicia com ritmo forte firmando nova parceria com a Rádio Papeana, passando a contarmos com um menu de opções de rádios online para os internautas tradicionalistas.

No Final do mes de janeiro passamos a contar com um espaço importante na região de Canoinhas, o CPTG Meu Pago Sul ganha uma página semanal no Jornal o Planalto.

Julho de 2009 mudanças profissionais e de moradia do coordenador Ildemar para Canoinhas obrigou paralização temporaria dos trabalhos, retomando as atividades no mês de Novembro.

Neste mesmo mes começamos um processo de reestruturação do MPS Produções e Eventos empresáriando grupos e promovendo eventos, além de contarmos com mais uma rádio de qualidade a Gauderia FM, sendo a terceira oficial em nossa lista de rádios online.

Em 2010 devido a mudanças profissionais, é paralizada as coberturas de eventos, e posteriormente paralizado os trabalhos com o site no ano de 2011, mantendo somente a página semanal no Jornal O Planalto, que foi veiculada até julho de 2012.

No ano de 2012 passamos a fazer parte na divulgação e promoção de grandes bailes promovidos pela Alto Db Produções, com isto voltamos a nossas origens os fandangos, mas agora região do planalto norte de Santa Catarina.

Com a chegada de 2013 veio os questionamentos, referente ao destino do site, onde muitos incentivavam a retomada dos trabalhos, em Abril deste ano uma viajem a Erechim a convite do empresário Marcos Tamanini e de sua filha Carla Tamanini para as comemorações do aniversário de 4 anos do Grupo Coração Gaúcho, onde encontrei o incentivo que faltava para recolocar o site no ar novamente.

Depois de um reinicio lento mas com os pés no chão, recebemos mais um grande incentivo, após um baile, se tramamos nas prozas e o Jeferson Braz Madruga (Os Serranos) lenvanto uma questão, o CPTG estava caminhando para os 13 anos e não tinha uma musica própria, então se propos a solucionar esta questão, foi onde em parceria com Thunão Pereira nasceu, alguns meses mais tarde, a letra e melodia da musica Meu Pago Sul, a qual recebemos gravada de forma improvisada somente voz e violão.

Com alguns contratempos seguimos os trabalhos com certa dificuldade, mas a cada instante recebiamos motivação de onde menos esperavamos, no inicio de 2015 recebemos a noticia de que a Musica Meu Pago Sul seria gravada pelo Grupo Mate Amargo, e que além disto seria titulo do CD que estava sendo produzido, foi onde chegamos a conclusão hora de coloca toda as forças e energias na retomada do site, foi assim que em fevereiro deste ano o site volta renovado, não tanto no visual mas sim no folego, retomando os trabalhos de fotografias em eventos, a implantação da maior agenda de eventos da internet, reunindo a programação da grande maioria dos grupos e musicos Gaúchos, fandangueiros e nativistas, em um só lugar, neste mesmo embalo tivemos uma renovação na equipe integrantes que ajudaram a criar este projeto voltam a ativa e novos vão chegando aos poucos, trazendo mais conteudo cultural a este Galpão Cultural da Internet!

Em Agosto de 2015, na Daj Cachaçaria, o Grupo Quero-quero, animou a festa de 14 Anos do CPTG Meu Pago Sul na cidade de Canoinhas - SC.

Que nesta história venham muitos capitulos pela
frente, rumo aos 16 anos de estrada.
Faça o Download da Musica Meu Pago Sul