Anita e Garibaldi Dois Gaúchos que Não eram Gaúchos!

A Semana Farroupilha do Rio Grande do Sul rende homenagem a uma Heroína da Guerra Farrapa, Anita Garibaldi, Uma Catarinense, que ao Lado de Garibaldi, um Italiano, pelearam junto aos Farroupilhas, vestiram a farda Gaúcha e se postaram contra o Império!

Hoje a Batalha não é contra império ou republica, hoje a batalha é pela preservação das Tradições e Culturas Gaúchas, e volta e meia vejo expressões preconceituosas como "Brauchos", "Gaúchos fantasiados", "A Turma pra cima do Mampituba" e por ai vai.

A Estes devo lembrar que assim como uma Catarinense e um Italiano Lutaram pela terra Gaúcha, Muitos Catarinenses, Paranaenses, Paulistas, Matogrossenses,... Muitos Brasileiros hoje erguem a bandeira da CULTURA e TRADIÇÃO Gaúcha, amam a sua Terra, mas por algum motivo Amam e Respeitam a Cultura que se originou, não no Rio Grande do Sul, mas sim no Pampa que compartilha fronteiras com Uruguai e Argentina, onde também há Gaúchos, e que a cada tempo alarga mais suas fronteiras, ela já chegou aos EUA, Japão, França,....

Fica um Pedido de um Catarinense que a mais de 20 anos, cultua, respeita e divulga a Cultura Gaúcha, Respeitem aqueles que se dizem Homens e Mulheres de Bombacha que estão acima do Mampituba, respeitem os que alguns chamam de Brauchos, se algum destes estiver fazendo algo que não condiz com a Cultura Gaúcha, sejam humildes e ensine aos que não sabem, repassem conhecimento, sem soberba, assim estaremos nos fortalecendo!

Há e isto vale para os chamados "Gaúchos de Setembro", no lugar de criticas, incentivem estes a cada vez mais freqüentarem os CTGs e usarem nossa indumentária e nossos costumes, eu já fui gaúcho de Maio, que era quando acontecia o rodeio da minha cidade, mas sempre me receberam de braços abertos, estando pilchado ou não, e isto me fez querer conhecer mais e mais uma cultura que acolhe, que respeita!


Viva a Semana Farroupilha! Viva a Cultura Gaúcha! Viva a União!


Texto: Ildemar Effting

#anitagaribaldi #anitagaribaldisc #culturagaucha #culturagaúcha #meupagosul 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRENDAS E PEÕES DO RS VISITAM O NATAL AÇORIANO DE TAQUARI

#150 | Os Serranos Nos Varzedos de Jaraguá do Sul | PFS

Meu Pago Sul O Retorno